quinta-feira, 27 de outubro de 2011
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
ANIVERSÁRIO DO MUZAR - 36 anos de História
Crônica
O Aniversário do Augusto - II
Há três anos atrás escrevi uma crônica sobre como é bom trabalhar no MUZAR, era época do aniversário do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi. Como passa o tempo! Estamos na semana de aniversário do museu, 36 anos de história e de lá pra cá, quantas transformações...Do porão para o prédio próprio um multiespaço abrigando nosso patrimônio natural.
O convite a visitação está feito para todas as pessoas que se interessam por conservação da natureza e também àquelas que ainda não conhecem um museu de ciências naturais.
As portas estão abertas de segunda a sexta-feira, manhã, tarde e noite. No momento têm duas exposições, “Muzar conta sua história” e “Tesouros da Natureza”. O museu oferece uma gama de atividades que vale a pena conferir.
Para quem assistiu o filme “Uma noite no museu” fica a pergunta: Será que no período noturno o museu ganha vida? Eu e Larry Daley temos algo em comum (trabalhamos à noite) mistérios à parte.
Algumas curiosidades do Muzar:
· Acervo com mais de 25 mil peças, animais taxidermizados (empalhados) e conservados em meio líquido, exsicatas (plantas conservadas), rochas, minerais, fósseis, frutos, sementes, insetos...
· Trilha Perceptiva – ambiente construído dentro do MUZAR, percorre-se o caminho de olhos vendados e pés descalços. Desenvolve os sentidos, a percepção e a imaginação.
· Material bibliográfico e audiovisual disponível, consulta e empréstimo para a comunidade em um espaço chamado Sala Verde.
· Um Herbário com mais de 12.000 exemplares de plantas catalogadas. Laboratórios, coleções científicas e didáticas para a pesquisa.
· A equipe metamorfose, que conta com funcionários, professores, estagiários e bolsistas, no momento conta com a Flávia, Aline, Élinton, Vanessa, Verônica, Ana Paula, Henrique, Jonas, Leonardo,Vânia, Letícia H, Kélen, Luciele, Branca, Lisete, Noeli, Nêmora, Letícia T e Tanise. As musas e “musos” que fazem o museu ser especial. Cada um que passa por aqui, deixa um pouco de si e leva muito daqui. É como uma analogia ao nosso logo: o MUZAR é a orquídea e a equipe os beija-flores, os quais se alimentam do néctar ao mesmo tempo em que contribuem para a sua polinização. Ficam as lembranças do dia-a-dia no trabalho, as amizades, as reuniões e festinhas.
· Os visitantes – Atendemos diferentes públicos, crianças, jovens, adultos, idosos, cada qual com as suas particularidades. Receber visitas é como na nossa casa, existe uma preparação, uma expectativa, e o bacana são as surpresas que acontecem. As crianças são um show à parte, chegam cheios de curiosidades. As pessoas com mais idade nos trazem a sua experiência de vida. Os estudantes de outras áreas, os questionamentos e comparações. Pessoas com alguma necessidade especial nos desafiam a interagir. Os visitantes de outras localidades ficam admirados pelo que vêem e nos parabenizam pelo trabalho. E sempre tem alguém que nos traz uma questão que você não sabe explicar, um olhar diferente frente a uma peça exposta, um detalhe que não tínhamos reparado, quer saber o porquê daquele objeto estar ali, sua história e trazem sugestões de grande valia para melhorar algo, é uma troca...
Alegria é chegar todos os dias para trabalhar no Muzar, experiência ímpar, assim há nove primaveras da vida do Augusto, ou seja, do MUZAR onde somos uma grande família. Desejos de muitas transformações e longevidade.
Verônica Daniela Conceição
É formada em jornalismo pela FAC (2009)
Auxiliar de Museu no MUZAR
PS. Texto com contribuições de algumas musas.
22/08/2011
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
"Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem..."
Landon Carter - Um amor para recordar
sexta-feira, 8 de julho de 2011
O tempo...
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
(M.Quintana)
segunda-feira, 30 de maio de 2011
O Efeito Sombra...
"Temos de revelar, possuir e abraçar tudo aquilo que somos - o bom e o ruim, a luz e a escuridão, a abnegação e o egoísmo, e as partes honestas e desonestas de nossa personalidade.
Ser pleno, possuir tudo, é nosso direito de nascença. Porém, para isso, é preciso estar disposto a lançar um olhar honesto sobre si mesmo e ir além da própria mente julgadora. É aí que surge uma mudança transformadora em nossa percepção, uma entrega de coração. [...]
O lado sombrio existe para apontar onde ainda somos incompletos, para nos ensinar o amor, a compaixão e o perdão - não apenas aos outros, mas também para nós mesmos."
(Do livro "Efeito Sombra" - pg.127)
segunda-feira, 23 de maio de 2011
quinta-feira, 12 de maio de 2011
As mortes em massa das abelhas agora ocorrem no mundo todo, diz ONU
Por Jonathan Benson, escritor do STAFF Naturalnews
FONTE: http://www.naturalnews.com/z031694_honeybees_decline.html
(NaturalNews): Durante várias décadas, a desordem do colapso da colônia (CCD) - uma condição misteriosa, onde toda a colônia de abelhas morre por aparentemente nenhuma razão óbvia - foi infligida à populações de abelhas em toda a Europa e nos EUA e Canadá. Mas os cientistas da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmam que o fenômeno se transformou agora em uma crise global, pois as abelhas agora também estão morrendo por toda a China, Japão, Europa e também na África, bem como em outros lugares do planeta.
O relatório, divulgado pela Organização das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), explica o que muitos leitores NaturalNews já sabem - principalmente que, sem abelhas , não haverá mais comida . As abelhas são um dos principais polinizadores da natureza, e mais de 70 por cento do abastecimento mundial de alimentos depende delas para se reproduzir pela polinização e crescer.
"O ser humano parece ter inventado a ilusão de que no século 21 têm a capacidade tecnológica para que a nossa "civilização" exista sendo independente da natureza" e do seu "EQUILÍBRIO", disse Achim Steiner, o Sub-Secretário-Geral e Diretor Executivo do PNUMA, Órgão da ONU. "A existência das abelhas e o seu trabalho natural de polinizadoras, sublinham E DESTACAM a realidade de que somos muito mais, e não menos, dependentes dos serviços da natureza e do seu "EQUILÍBRIO" em um mundo de já quase sete bilhões de pessoas para ser alimentado."
Como disse Albert Einstein:
“Quando as abelhas desaparecerem da face da Terra, o homem tem apenas MAIS quatro anos de vida no planeta.”
Um tal modo de se utilizar da "capacidade tecnológica" é o uso irresponsável e flagrantes de organismos geneticamente modificados ( OGM ). A tecnologia OGM é fortemente dependentes do uso de pesticidas tóxicos e herbicidas, que diversos estudos recentes têm pregado que provocam a morte das abelhas em larga escala ( http://www.naturalnews.com/025287_b ... ).
(N.T. - Um outro fator muito importante no desaparecimento e extinção das abelhas, em um nível planetário, que deve ser levado em consideração, pode ser as mudanças do campo eletromagnético de nosso planeta. Assim como os pássaros, golfinhos, baleias e outros cetáceos marinhos (que também estão morrendo misteriosamente em todo o globo), as abelhas também se utilizam da malha magnética do planeta para se orientarem em seus vôos de idas e vindas para colher pólen e levá-lo para a colméia. Com as mudanças ocorrendo e se acelerando na malha magnética planetária, a interferência no sistema de orientação das abelhas deve ser a principal causa do desaparecimento da espécie e reforçam o fato de que já estamos vivendo tempos de grandes mudanças em nossa civilização.
Dinheiro, bens pessoais desenvolvidos pela tecnologia eletrônica, como celulares, i-pods, PCs, TVs gigantes de plasma digitais, carros modernos, etc... Não podem ser COMIDOS ou virar ALIMENTOS. Somente a NATUREZA-GAIA pode alimentar o Homem.)
Em janeiro, um documento sigiloso vazado revelou que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (a EPA), na verdade conscientemente aprovou um pesticida que é um destruidor de abelhas, conhecido como clotianidina. Este produto foi desenvolvido pela Bayer CropScience Chemical e foi identificado como um instigador principal do Desordem do Colapso da Colônia (CCD), e ainda assim se mantêm livremente disponível no mercado desde 1993, em nome da obtenção de enormes lucros, desde que foi primeiramente aprovado pela EPA dos EUA.
A utilização de pesticidas não é, obviamente reservada apenas para os OGM, como se quer. A agricultura de escala industrial que domina a maior parte da produção e do abastecimento de alimentos nos EUA está fortemente dependente de agrotóxicos e de pesticidas de todas as variedades, que os relatórios dizem agora poluem mais de 90 por cento dos rios do país e contribuem para a extinção das Abelhas. O resultado dessa atitude suicida já deve ser conhecido para voce leitor... (http://www.naturalnews.com/027971_pesticides_bees.html).
http://www.independent.co.uk/environment/nature/decline-of-honey-bees-now-a-global-phenomenon-says-united-nations-2237541.html

