quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aterro Sanitário


          Sabe o que eu acho? Acho que deveriamos ser como os jovens de antigamente, que quando realmente queriam algo saiam as ruas e exigiam seus direitos. A democracia, realmente existe? O que te fez votar em seu candidato na última eleição está mesmo sendo cumprido? Não, não e não! Na última eleição nos foi prometido um encaminhamento correto dos resíduos pelo atual prefeito da cidade e até hoje está acontecendo? Veja bem você que entre os meses de maio e junho do ano passado estive com a minha turma de faculdade no Lixão de Passo Fundo. Naquela época as visitas eram proibidas pela prefeitura, não podiamos nem fotografar aquilo que nossos olhos viam e teimavam em acreditar no que estava a nossa frente, porque? Porque era extremamente indignante ver aquilo, pessoas se encontravam em condições sub humanas. Uma montueira de lixo absurdo, pessoas morando em cima das células de lixo desativadas, locais em que não a muito tempo atrás se era depositado todo o tipo de lixo (inclusive hospitalar segundo informações de um trabalhador)... E agora a dois dias esse assunto voltou a tona na imprensa e de repente, algumas pessoas além de quem já sabia do problema, se deram conta de que não dá mais para continuar assim.
           Alguns dias atrás escutei de uma pessoa da prefeitura que haviam pessoas reciclando o lixo que chegava ao aterro e que estava se levantando a idéia de trazer uma empresa que transformaria os resíduos em energia para o municipio, mas o que eu vi pelas imagens veiculadas pela imprensa, foi o mesmo descaso que eu vi pessoalmente no dia em que fui até lá! E dai? O que será feito? Uma nova leva de conselheiros tutelares foi eleita no dia 13 de fevereiro deste ano, será que mostrarão serviço garantindo os mínimos direitos humanos as crianças que se encontravam trabalhando no aterro? Ou é melhor deixar esses menores que precisam buscar recursos para a própria alimentação ou alimentação de sua família  trabalhando sem as minimas condições nesse local, ao invez de permitir que busquem trabalhos dignos, com condições de realmente se sentirem SERES HUMANOS?

2 comentários:

  1. Infelizmente essa é a realidade do dia-a-dia de muitas pessoas, infelizmente o individualismo e o egoísmo é tão grande, que a situação continua a mesma. Sou a favor o "panelaço", de exigir nossos direitos, de exigir ao menos condições de vida digna para essas pessoas que fazem do lixão uma moradia e uma forma de sustento.
    E todos sabemos que a culpa disso tudo é nossa! Sim, é nossa, porque nós somos os produtores dessa montanha de lixo...

    ResponderExcluir
  2. Olhem só...
    Pode sair um audiência pública sobre a questão do lixo no dia 02.
    Vamos nos organizar!
    Quem estiver disponível pode comparecer na câmara para pressionar os vereadores a resolverem este problema.

    Link da notícia:
    http://www.onacional.com.br/noticias/politica/13416

    ResponderExcluir